SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Student engagement in higher education as an evaluation indicatorFormative assessment in higher education: progresses and contradictions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077On-line version ISSN 1982-5765

Abstract

SILVA, Marcelo Fernandes da; BORGES, Luis Henrique; BORGES, Maria Soledade Gomes  and  ELIAS, Inara Pena Barbosa. Política de ensino superior: um estudo de caso sobre a avaliação da qualidade para um modelo de gestão universitária. Avaliação [online]. 2017, vol.22, n.1, pp.249-269. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/S1414-40772017000100013.

A auto-avaliação institucional é aqui considerada no contexto da avaliação do ensino superior como ferramenta de gestão universitária. O artigo tem como objetivo apresentar e discutir o impacto dos resultados de um comitê de auto-avaliação institucional na gestão de questões pedagógicas e administrativas de uma universidade brasileira de acordo com a política educacional contemporânea. Quatro relatórios anuais consecutivos foram revisados ​​para demonstrar os impactos da auto-avaliação institucional e levantar questões sobre a comunidade acadêmica. Os princípios de análise de conteúdo foram utilizados para validar os pressupostos das rotinas anuais do comitê quanto à importância do quadro de avaliação institucional como base para a qualificação dos procedimentos acadêmicos. Foi possível observar os efeitos positivos do comitê sobre as práticas da universidade: a efetiva participação da comunidade acadêmica nos processos de avaliação, bem como a validação da informação para a gestão universitária. Outro aspecto que a avaliação permitiu foi a identificação de áreas de maior ou menor impacto nos aspectos científicos, sociais, pedagógicos e tecnológicos. O papel do comitê foi essencial na identificação de pontos fortes e fracos, contribuindo assim para a realização de ações de melhoria da qualidade institucional da Universidade sob o panorama da avaliação do ensino superior brasileiro.

Keywords : Educação superior; Administração; Política; Qualidade; Autoavaliação institucional; Universidade.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )