SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Democratization policies of the Brazilian higher education: limits and challenges for the next decadeQuality in higher education: an operational concept vision author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077On-line version ISSN 1982-5765

Abstract

SOARES, Sandra Regina  and  CUNHA, Maria Isabel. Qualidade do ensino de graduação: concepções de docentes pesquisadores. Avaliação [online]. 2017, vol.22, n.2, pp.316-331. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/S1414-40772017000200003.

O texto expõe parte dos resultados de uma pesquisa, de abordagem qualitativa, que buscou compreender o papel da relação entre ensino e pesquisa nas representações acerca de qualidade do ensino de graduação de dezenove professores de cursos de graduação, pesquisadores experientes, que atuam simultaneamente na pós-graduação stricto sensu de uma universidade pública. Inicia com uma reflexão sobre o conceito de qualidade do ensino superior e sobre o ensino com pesquisa. Destaca, entre as evidências do estudo, a falta de clareza sobre esse conceito, a falta de problematização acerca da formação e do perfil de profissional que desenvolvem ou gostariam de desenvolver, a quase inexistência de lugar para o ensino com pesquisa na graduação, apesar da expertise dos depoentes em pesquisa. Aspectos que denotam a prevalência de um estilo de ser professor e de uma cultura institucional que contribuem para a permanência da pedagogia universitária na invisibilidade e para a instalação processual, sem negociação, da perspectiva de qualidade produtivista.

Keywords : Qualidade do ensino superior; Docência universitária; Ensino com pesquisa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )