SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Teaching quality of graduation: conceptions of faculty researchersThe impacts and changes promoted by institutional avaliation in the teaching for graduation of foundational county and catarinense higher education under influence of Programme of Institutional Avaliation in the Brazilian Universities - PAIUB author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077On-line version ISSN 1982-5765

Abstract

SOUZA, Valdinei Costa. Qualidade na educação superior: uma visão operacional do conceito. Avaliação [online]. 2017, vol.22, n.2, pp.332-357. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/S1414-40772017000200004.

O objetivo desse artigo é analisar o conceito de qualidade, a partir da sua definição, tratamento e utilização nos processos em prol da melhoria da educação superior. Para tanto, discute o conceito no âmbito da produção de bens e serviços e suas inserções no campo educacional, articulando tais discussões às experiências avaliativas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e da Avaliação da Pós-Graduação, bem como as ações regulatórias delas decorrentes. Como resultado, sinaliza limites e relações teórico-práticas entre qualidade, avaliação e regulação como conceitos entrelaçados, mas que exercem funções diferenciadas na apropriação do que é bom ou adequado para o nível educacional em foco. Conclui destacando indicadores e parâmetros de referência como conceitos-chave para discutir qualidade em processos avaliativos e o seu significado.

Keywords : Sinaes; Avaliação da Capes; Qualidade; Educação Superior.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )