SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Qualidade do ensino de graduação: concepções de docentes pesquisadoresOs impactos e mudanças promovidos pela avaliação institucional no ensino de graduação das instituições de ensino superior fundacionais municipais catarinenses sob influência do Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras - PAIUB índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077versión On-line ISSN 1982-5765

Resumen

SOUZA, Valdinei Costa. Qualidade na educação superior: uma visão operacional do conceito. Avaliação [online]. 2017, vol.22, n.2, pp.332-357. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/S1414-40772017000200004.

O objetivo desse artigo é analisar o conceito de qualidade, a partir da sua definição, tratamento e utilização nos processos em prol da melhoria da educação superior. Para tanto, discute o conceito no âmbito da produção de bens e serviços e suas inserções no campo educacional, articulando tais discussões às experiências avaliativas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e da Avaliação da Pós-Graduação, bem como as ações regulatórias delas decorrentes. Como resultado, sinaliza limites e relações teórico-práticas entre qualidade, avaliação e regulação como conceitos entrelaçados, mas que exercem funções diferenciadas na apropriação do que é bom ou adequado para o nível educacional em foco. Conclui destacando indicadores e parâmetros de referência como conceitos-chave para discutir qualidade em processos avaliativos e o seu significado.

Palabras clave : Sinaes; Avaliação da Capes; Qualidade; Educação Superior.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )