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Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077versión On-line ISSN 1982-5765

Resumen

NUNES, Enedina Betânia Leite de Lucena Pires; DUARTE, Michelle Matilde Semigueem Lima Trombini  y  PEREIRA, Isabel Cristina Auler. Planejamento e avaliação institucional: um indicador do instrumento de avaliação do SINAES. Avaliação [online]. 2017, vol.22, n.2, pp.373-384. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/S1414-40772017000200006.

Este artigo reflete sobre a dimensão "Planejamento e Avaliação Institucional" abordada pela Lei 10.861/2004, que implementa o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), o qual contribui para evidenciar a interação da avaliação interna no planejamento da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e suas atividades acadêmicas, de forma a demonstrar a evolução da instituição e a busca da melhoria da qualidade. O referencial teórico possibilitou refletir sobre a avaliação e o planejamento como subsídios para a melhoria e aperfeiçoamento das instituições, baseou-se em teóricos que tratam sobre a temática, e na regulamentação da avaliação do ensino superior no Brasil a partir do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado em 2004; de documentos institucionais e oficiais. Trata-se de pesquisa qualitativa com análise documental e bibliográfica que demonstra que a avaliação institucional articulada ao planejamento pode ser utilizada como uma valiosa ferramenta na busca constante por melhorias e por soluções às fragilidades apontadas pelo planejamento e pela própria avaliação da instituição, podendo subsidiar a gestão na tarefa de implementar ações sustentáveis.

Palabras clave : Avaliação externa; Avaliação interna; SINAES.

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