SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Transfer of knowledge and their traps in the Brazilian university extensionCritical factors to the success of a course in distance learning: the perception of academics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077On-line version ISSN 1982-5765

Abstract

FERREIRA, Carlos Alberto  and  BASTOS, Ana Maria. A avaliação das aprendizagens no contexto do estágio no 1º ciclo do ensino básico português: o relato do supervisor da universidade. Avaliação [online]. 2017, vol.22, n.2, pp.420-439. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/S1414-40772017000200009.

Atualmente, a formação inicial de professores do 1º ciclo do ensino básico português, isto é, a formação inicial de professores que irão lecionar aos primeiros quatro anos de escolaridade obrigatória portugueses, vive mudanças significativas em termos curriculares e pedagógicos e, consequentemente, também a avaliação das aprendizagens dos futuros professores daquele nível de ensino. Dada a importância do estágio na formação desses futuros professores, foi nossa intenção compreendermos a prática de avaliação das aprendizagens dos estagiários através do discurso do supervisor de estágio da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal). Este estudo fez parte de uma investigação mais ampla sobre as práticas de avaliação das aprendizagens relatadas por professores que formam esses profissionais para o ensino naquele ciclo da educação básica portuguesa. Tendo acedido ao discurso do supervisor de estágio através de uma entrevista semi-estruturada, os resultados obtidos nesta investigação, feita em contexto português, permitiram-nos concluir que ele procura realizar uma prática de avaliação formativa e formadora das aprendizagens, concretizada pela delimitação e informação dos futuros professores dos critérios de avaliação das diferentes tarefas de estágio, pela utilização de diversos instrumentos de recolha de informações, pelo feedback contínuo dado aos estagiários e pelo acompanhamento e orientação individualizados à prática docente de cada estagiário.

Keywords : Formação inicial de professores; Estágio; Avaliação das aprendizagens.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )