SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2The assessment of learning in the context of the internship in the portuguese primary school: the reporting of the university supervisorTranslation and adaptation of the questionnaire on the validity of student evaluation of teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077On-line version ISSN 1982-5765

Abstract

KARPINSKI, Josiani Aparecida; MOURO, Neirisleia Francisconi Del; CASTRO, Marcos de  and  LARA, Luiz Fernando. Fatores críticos para o sucesso de um curso em EAD: a percepção dos acadêmicos. Avaliação [online]. 2017, vol.22, n.2, pp.440-457. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/S1414-40772017000200010.

Devido ao atual cenário competitivo em que as organizações estão inseridas, tanto públicas, quanto privadas, faz-se necessária a utilização de estratégias que permitam às empresas se destacarem das demais. Dentro desta perspectiva os fatores críticos de sucesso (FCS) se constituem de recursos necessários para que uma iniciativa venha a ser sustentada no longo prazo. Esta pesquisa busca identificar quais são os fatores críticos para o sucesso da oferta de um curso de especialização na modalidade EaD, sob a perspectiva dos acadêmicos, utilizando-se como elementos de gestão que compõem os FCS, identificados no resgate teórico dos autores Rematal, Behar e Maçada (2009). A pesquisa é classificada como exploratória e quantitativa, utilizando-se o método de estudo de caso. Os resultados apontam que quatro fatores são essenciais para o sucesso da IES na modalidade EaD, podendo ser classificadas como: Ambiente e Organização Didático/Pedagógico (AODP); Reputação do Curso e da Instituição (RCI); Qualificação - professores-tutores (CPT) e Estrutura do curso (EC).

Keywords : Fatores Críticos; Vantagem Competitiva; Educação a Distância.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )