SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Programa Universidade para Todos (PROUNI): efeitos financeiros em uma instituição de educação superior privadaMétodos avaliativos da aprendizagem no bacharelado na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077versión On-line ISSN 1982-5765

Resumen

SILVA, Adriano Maniçoba da  y  SANTOS, Beatriz Carolini Silva. Eficácia de políticas de acesso ao ensino superior privado na contenção da evasão. Avaliação [online]. 2017, vol.22, n.3, pp.741-757. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/S1414-40772017000300009.

A evasão consiste num problema importante no âmbito educacional por causar ociosidade de recursos. O PROUNI (Programa Universidade para Todos) e o FIES (Financiamento Estudantil) têm subsidiado o ingresso de estudantes em Instituições de Ensino Superior (IES) privadas. Esses incentivos minimizam a motivação financeira que pode gerar evasão. O objetivo desta pesquisa foi verificar o efeito da concessão de bolsas do PROUNI e FIES na contenção da evasão. Com análise de dados em painéis estimou-se quatro modelos, sendo significante o modelo por efeitos aleatórios. Os resultados apontaram que as bolsas ofertadas pelo PROUNI têm correlação negativa com a evasão e, com menor magnitude, o FIES apresentou relação positiva. Desta forma, conclui-se que o PROUNI se apresenta como uma política mais eficaz à contenção da evasão do que o FIES.

Palabras clave : PROUNI; FIES; Evasão; Políticas governamentais..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )