SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3Access policy effectiveness to higher private education in contention of student dropoutTeacher motivation: reflections on the construct author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077On-line version ISSN 1982-5765

Abstract

TRONCHIN, Daisy Rizatto. Métodos avaliativos da aprendizagem no bacharelado na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Avaliação [online]. 2017, vol.22, n.3, pp.758-771. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/S1414-40772017000300010.

O objetivo deste estudo foi analisar os métodos de avaliação descritos nos programas de aprendizagem das disciplinas integrantes da matriz curricular do Projeto Político Pedagógico, implementado em 2010, na Escola de Enfermagem da USP (EEUSP). Pesquisa de abordagem quantitativa e documental, cujos dados foram coletados dos programas de aprendizagem empregando-se um formulário. A coleta de dados ocorreu no mês de agosto, dos anos de 2011, 2012 e 2013 e para análise empregou-se estatística descritiva e inferencial, a um nível de significância de 5%. Dentre os métodos de avaliação predominou na EEUSP a participação em sala de aula e trabalho escrito (60,4%) e nas unidades parceiras a prova escrita (64,7% com diferença estatística significante. A maior parte das disciplinas ministradas no bacharelado em enfermagem empregou métodos participativos na avaliação, contudo a prova escrita prevaleceu nas unidades parceiras da EEUSP.

Keywords : Avaliação educacional; Educação Superior; Estudantes de Enfermagem; Aprendizagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )