SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3Evaluation methods of learning in bachelor's degree in Nursing from the University of São PauloTen years of sinaes: a bibliographic mapping of master and doctoral thesis’ produced from 2004 to 2014 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077On-line version ISSN 1982-5765

Abstract

DAVOGLIO, Tárcia Rita  and  SANTOS, Bettina Steren dos. Motivação docente: reflexões acerca do construto. Avaliação [online]. 2017, vol.22, n.3, pp.772-792. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/S1414-40772017000300011.

Este ensaio reflexivo visa problematizar a conceituação, a descrição e a pesquisa da motivação docente, defendendo a necessidade de compreender a motivação como um construto que, embora complexo e multifacetado, demanda por clareza conceitual e epistemológica, além de definição semântica e operacional em sua aplicação nas pesquisas empíricas no âmbito da Educação. Propõe-se, em última análise, a oferecer subsídios para a promoção do debate profícuo sobre o que constitui a motivação como objeto de pesquisa, especialmente no campo da Educação e da docência. Inicialmente, fazemos a caracterização de construto e suas definições, para em seguida debater sobre as diferentes formas de enfocar teoricamente a motivação e analisá-la no contexto docente da Educação. Acostumados ao uso do termo motivação como um “coringa”, retomar seu sentido científico, atribuindo-lhe balizas e limites constitutivos e operacionais é uma urgência na pesquisa sobre a temática.

Keywords : Construto; Motivação; Educação superior..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )