SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Métodos avaliativos da aprendizagem no bacharelado na Escola de Enfermagem da Universidade de São PauloDez anos de SINAES: um mapeamento de teses e dissertações defendidas no período 2004 - 2014 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077versión On-line ISSN 1982-5765

Resumen

DAVOGLIO, Tárcia Rita  y  SANTOS, Bettina Steren dos. Motivação docente: reflexões acerca do construto. Avaliação [online]. 2017, vol.22, n.3, pp.772-792. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/S1414-40772017000300011.

Este ensaio reflexivo visa problematizar a conceituação, a descrição e a pesquisa da motivação docente, defendendo a necessidade de compreender a motivação como um construto que, embora complexo e multifacetado, demanda por clareza conceitual e epistemológica, além de definição semântica e operacional em sua aplicação nas pesquisas empíricas no âmbito da Educação. Propõe-se, em última análise, a oferecer subsídios para a promoção do debate profícuo sobre o que constitui a motivação como objeto de pesquisa, especialmente no campo da Educação e da docência. Inicialmente, fazemos a caracterização de construto e suas definições, para em seguida debater sobre as diferentes formas de enfocar teoricamente a motivação e analisá-la no contexto docente da Educação. Acostumados ao uso do termo motivação como um “coringa”, retomar seu sentido científico, atribuindo-lhe balizas e limites constitutivos e operacionais é uma urgência na pesquisa sobre a temática.

Palabras clave : Construto; Motivação; Educação superior..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )