SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1A avaliação da educação superior em escala global: da acreditação aos rankings e os resultados de aprendizagemO direito à educação e políticas de expansão do ensino superior público em Moçambique: estagnação, privatização e exclusão (1986-2008) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077versión On-line ISSN 1982-5765

Resumen

SILVA, Levi Leonido Fernandes da; MORGADO, Elsa Maria Gabriel; RODRIGUES, João Bartolomeu  y  AUZANI, Adriana Santos. Estética e engenharia: para além da racionalidade tecnológica. Avaliação [online]. 2018, vol.23, n.1, pp.23-36. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/S1414-40772018000100003.

O objetivo deste artigo é apreender a racionalidade tecnológica no contexto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Única no país com esta denominação, ela tem a maioria dos seus cursos voltados para a formação de engenheiros no Brasil. No âmbito dessa formação, incluímos o estudo da estética, como discussão alternativa, por entendê-la significativa na formação social do sujeito enquanto dimensão emancipatória gerada no movimento de criação e de inovação tecnológica e que hoje é deixada em segundo plano nesse contexto. Este artigo constituiu-se a partir da revisão das ideias de Marcuse, Adorno, Habermas e Horkheimer, Rancière, os quais abordam a presente temática sob a perspetiva da autonomia do sujeito em oposição às interpretações normativas e tecnocráticas da sociedade.

Palabras clave : Universidade pública; Educação tecnológica; Arte; Estética; Teatro; Engenharia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )