SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1O direito à educação e políticas de expansão do ensino superior público em Moçambique: estagnação, privatização e exclusão (1986-2008)Perfil das universidades brasileiras de e com potencial de classe mundial índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077versión On-line ISSN 1982-5765

Resumen

CASTRO, Rosângela Nunes Almeida de; COSTA, Eula Maria Melo Barcelos; SILVEIRA, Everton Wirbitzki da  y  MARCORIO, Aretuza Alves. Integração de processos avaliativos em uma instituição de ensino superior brasileira. Avaliação [online]. 2018, vol.23, n.1, pp.58-74. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/S1414-40772018000100005.

A partir da concepção inicial de que o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - Sinaes deslocou-se para um processo marcadamente regulatório, este artigo traz um breve retrospecto das mudanças ocorridas desde a sua instituição em 2004. Ademais, considerando que a avaliação tem recebido cada vez mais destaque no contexto da busca por propostas e soluções, é apresentado um modelo, elaborado após a realização de uma meta-avaliação em uma universidade pública, que pretende integrar os processos avaliativos internos e externos, o que propicia múltiplas análises capazes de subsidiar a gestão da universidade.

Palabras clave : Integração de processos avaliativos; Meta-avaliação; Avaliação institucional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )