SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Perfil das universidades brasileiras de e com potencial de classe mundialCrescimento da atividade científica nas universidades federais brasileiras: análise por áreas temáticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077versão On-line ISSN 1982-5765

Resumo

LIMA, Leonardo Araújo  e  ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Acompanhamento de egressos: subsídios para a avaliação de Instituições de Ensino Superior (IES). Avaliação [online]. 2018, vol.23, n.1, pp.104-125. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/S1414-40772018000100007.

Este artigo apresenta um estudo sobre as possibilidades da avaliação institucional no ensino superior através do acompanhamento de alunos egressos. Para tanto, além de uma revisão de demandas contextuais, regulamentar e teórica, o artigo apresenta uma pesquisa empírica realizada junto ao Centro Universitário Católica de Quixadá. A pesquisa utilizou de método quantitativo e amostral para a coleta de dados junto a 1.074 alunos egressos de dez cursos de graduação. A pesquisa investigou quatro categorias de análise: perfil sócio econômico, efetividade profissional, avaliação do curso e relação com a instituição. Tais categorias resultam em diferentes tipos de indicadores: de contexto, de recursos, de produtos e de processos, cujas análises proporcionarão elementos para subsidiar o aprimoramento da avaliação, do planejamento e da qualidade educacional da instituição.

Palavras-chave : Ensino superior; Acompanhamento de egressos; Avaliação educacional; Avaliação institucional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )