SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1O Sistema de Acreditação de Cursos de Graduação do MERCOSUL (ARCU-SUL) na Faculdade de Agronomía da Universidade da República - Uruguai índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077versão On-line ISSN 1982-5765

Resumo

LEITE, Denise Balarine Cavalheiro; CAREGNATO, Célia Elizabeth  e  MIORANDO, Bernardo Sfredo. Efeitos multiplicadores das redes de colaboração em pesquisa. Um estudo internacional. Avaliação [online]. 2018, vol.23, n.1, pp.263-286. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/S1414-40772018000100014.

Em todas as áreas de conhecimento os produtos de pesquisa estão a ser notados nas publicações de pesquisadores que trabalham em redes de pesquisa. Os efeitos multiplicadores das redes são vistos como uma das benesses do trabalho colaborativo, pois que ampliam os créditos de avaliação individual. Contudo, há outros elementos nas estruturas do trabalho intelectual originado nas redes que têm tanta relevância quanto o fator produtividade multiplicada. Neste artigo mostramos alguns destes elementos ou fatores multiplicadores do trabalho operado nas redes de pesquisa e identificados nos seus ecossistemas biográficos e cognitivos. Enfocamos estudos de caso de redes de pesquisa e colaboração de quatro países, Colômbia, Portugal, Uruguai e Brasil. Dentre os efeitos multiplicadores, destacamos os elementos que ligam uma rede; como e por que os pesquisadores trabalham em colaboração; os tipos de colaboração; ciclos de vida das redes; as formas de articulação; as inter-relações e o foco nas audiências para produção de conhecimento.

Palavras-chave : Redes de pesquisa e colaboração; Efeitos multiplicadores; Pesquisa internacional; Colombia, Portugal, Uruguai, Brasil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )