SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2The cycle system training in the Interdisciplinary Bachelor of Health at the Universidade Federal da Bahia and the Interprofessional Education proposalThe collaboration in the institutional evaluation processes in the state universities of the Central-West Region: regulations and challenges author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077On-line version ISSN 1982-5765

Abstract

NODARI, Douglas Ehle; LIMA, Elizeth Gonzaga dos Santos  and  MACIEL, Carina Elisabeth. O desempenho dos estudantes no vestibular e a permanência nos cursos de graduação da UNEMAT. Avaliação [online]. 2018, vol.23, n.2, pp.312-329. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/S1414-40772018000200003.

Esse estudo analisa a permanência a partir das correlações entre o desempenho dos estudantes no vestibular e durante a graduação. Teve como questão: o desempenho dos estudantes no vestibular está correlacionado com a permanência destes nos cursos de graduação da Unemat - Campus/Cáceres? Caracteriza-se como pesquisa descritiva e adota a perspectiva quanti-qualitativa. A coleta de dados realizou-se por meio da pesquisa bibliográfica e da análise documental. Envolveu 953 ingressantes nos 12 cursos de graduação do campus de Cáceres. Os dados evidenciaram: idade média no ingresso (23 anos), desempenho médio no vestibular (3,88), desempenho médio na graduação (6,19). Em relação ao fluxo acadêmico: conclusão 27%, evasão 37%, retenção 32%, transferências 4%. Verificamos correlações significativas em 20% dos cruzamentos realizados. Dos resultados verificamos que maiores desempenhos no vestibular associam-se a melhores desempenhos durante a graduação, influenciam a permanência e os índices de conclusão, evasão e retenção. Concluímos apontando algumas possibilidades voltadas à permanência e à conclusão, como: implantação de programas de permanência com foco nos extratos específicos, assim como adotado para o ingresso, atuação Universidade/Educação Básica e flexibilização dos currículos dos cursos.

Keywords : Acesso; Permanência; Educação Superior; Desempenho acadêmico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )