SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2A participação dos servidores técnico-administrativos na avaliação institucional: o que dizem os relatórios autoavaliação institucionalDesafios do ensino superior em um contexto de incerteza e crise global índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077versão On-line ISSN 1982-5765

Resumo

SIERDOVSKI, Márcia; STEFANO, Sílvio Roberto; ZAMPIER, Marcia Aparecida  e  CAMPOS, Elaine Aparecida Regiani de. Contribuições e limitações do estágio pedagógico voluntário (EPV) para a formação de professores do curso de administração. Avaliação [online]. 2018, vol.23, n.2, pp.531-550. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/S1414-40772018000200014.

Este estudo apresenta uma reflexão sobre a formação de professores da Graduação em Administração da Universidade Estadual do Centro-Oeste, no estado do Paraná. Sabe-se que a educação é influenciada por diversas mudanças que estão ocorrendo, exigindo do professor universitário o desenvolvimento ou aperfeiçoamento de novas técnicas e competências didático-pedagógicos. Nesse sentido, o objetivo principal deste estudo consiste em analisar as contribuições e limitações do Estágio Pedagógico Voluntário para a formação de professores no ensino superior dos egressos do curso de Bacharelado em Administração. O método de pesquisa utilizado foi estudo de caso único, pesquisa descritiva, com ênfase na pesquisa qualitativa; a coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa documental e entrevista individual com ex-estagiários do programa EPV. Os resultados apontaram que o EPV contribui para o aprofundamento do conhecimento e aplicação dos conteúdos, possibilitando uma visão geral do aprendizado e da experiência como professor na sala de aula; no entanto, as limitações do EPV estão intimamente relacionadas com a própria falta de reflexões dessa prática educativa e a falta da concepção pedagógica do papel do educador. Conclui-se que o EPV, apesar de ser um programa que contribui para o desenvolvimento técnico dos egressos de Administração, apresenta ainda limitações voltadas para a formação didática e pedagógica.

Palavras-chave : Estágio pedagógico voluntário; Formação de professores; Práticas pedagógicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )