SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2Challenges of higher education in a context of uncertainty and global crisis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077On-line version ISSN 1982-5765

Abstract

CINTRA, Paulo Roberto. A produção científica sobre docência no ensino superior: uma análise bibliométrica da SciELO Brasil. Avaliação [online]. 2018, vol.23, n.2, pp.567-585. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/S1414-40772018000200016.

A maioria das políticas públicas brasileiras sempre tiveram como foco a pesquisa científica, dando pouca importância às práticas pedagógicas. Por esse motivo, o objetivo deste artigo é analisar a produção científica acerca da docência no Ensino Superior. Para tanto, foram construídos indicadores bibliométricos, elaborados a partir de uma coleta de dados na base da SciELO Brasil. Os resultados apontaram para uma tendência ascendente no número de publicações versando sobre o assunto analisado. As principais temáticas dessa produção foram a respeito das práticas didáticas, sistemas de avaliação e saúde do docente. Verificou-se que alguns dos periódicos que mais publicaram artigos sobre o assunto não são da área da Educação, mas de outros campos científicos como Química, Medicina e Enfermagem. Conclui-se que a crescente importância da discussão dentro da comunidade científica demonstra que as políticas públicas deveriam se adequar às necessidades do Ensino Superior, de modo que a formação didática do futuro professor também seja uma prioridade.

Keywords : Docência; Ensino superior; Indicadores bibliométricos; SciELO.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )