SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Autoavaliação institucional: construção e validação de um questionário para o professorValidade de constructo da escala Condições do Ambiente e Características de Aprendizagem na Universidade (CACAU) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077versão On-line ISSN 1982-5765

Resumo

SERNA, Aura González; GOMES, Edvânia Torres Aguiar  e  SILVA, Dweison Nunes Souza. Pontuando alguns dos desafios das universidades latino-americanas no presente futuro. Avaliação [online]. 2018, vol.23, n.3, pp.648-664. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/S1414-40772018000300005.

Este artigo busca refletir sobre os desafios e caminhos da educação superior, especialmente, o papel atual e futuro das universidades latino-americanas na formação de indivíduos e sociedades. Para tanto, recorre as considerações debatidas no painel: los desafíos de la universidad y la educación en América Latina hoy, en la Universidad Autónoma Latinoamericana - Unaula - Colombia, em 2014, bem como a autores e publicações sobre o tema. A universidade, na condição de instituição social projetada para metabolizar processos de educação democrática, precisa abandonar certos conceitos construídos intencionalmente ao longo da história e aproximar-se com urgência da sociedade. Seu desafio reside na necessidade de romper com os paradigmas do conhecimento estruturalista que na contemporaneidade homogeneíza a forma como os indivíduos e a sociedade são construídas, aspecto em grande medida relacionado com a noção de sociedade do conhecimento sob a égide das chamadas inovações tecnológicas. Finalmente, o êxito a esse enfrentamento depende dos vínculos e imperativos que, tanto no presente quanto no futuro, estão e venham a ser criados com a sociedade. Aspectos centrais pelos quais a educação superior precisa responder às necessidades de todos os setores da sociedade. Neste sentido, a universidade desempenha um papel fundamental na objetivação da internacionalização do ensino superior, na medida em que possibilita os estudantes vivenciar experiências intensas e transformadoras, por meio de seus programas de cooperação internacional em níveis de graduação, mestrado e doutorado, essenciais para a formação de indivíduos críticos e mais preparados para responder às exigências presente e futuras em diferentes escalas.

Palavras-chave : Educação superior; Cooperação internacional; Universidade..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )