SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Profile of students participating in the Andifes’s Academic Mobility ProgramWhat we talk about when we talk about universities. The Chilean State and the contemporary idea of the university author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077On-line version ISSN 1982-5765

Abstract

TREVISAN, Amarildo Luiz  and  ROSA, Geraldo Antonio da. Modernidade em (des) encontro: a educação entre expressivismo e objetividade. Avaliação [online]. 2018, vol.23, n.3, pp.815-833. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/S1414-40772018000300014.

Este artigo procura esclarecer certos conflitos em que incorrem as Teorias da Educação e a formação de professores seguindo os preceitos do reconhecimento. Para isso, parte da divisão proposta por Charles Taylor em seu monumental escrito “Hegel” (1975), quando denota a existência de duas forças contrárias presentes no coração da modernidade: o espírito do Romantismo, por um lado, e o da Ilustração ou do Iluminismo, por outro. A partir da correlação dessas ideias com as filosofias de Rousseau e Kant, procurou-se responder as seguintes perguntas: “Como refletir a Educação para além dos panópticos do sistema, próprios das políticas públicas de avaliação hoje hegemônicas globalmente?” Ou então, “Como desenvolver a resistência a políticas equivocadas sem cair nos riscos do romantismo?” Dessa forma, procurou-se articular a consideração à expressividade com a objetividade das normas e procedimentos no campo das pesquisas acadêmicas, bem como na melhoria das campanhas educativas de mudança da mentalidade social.

Keywords : Modernidade; Expressivismo; Objetividade; Teorias da educação; Formação de professores..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )