SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Modern (mis)encounters: education between expressivism and objectivityCapital and Power in the service of Globalization: oligopolies of private higher Education in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077On-line version ISSN 1982-5765

Abstract

VARGAS, Julio Labraña. O que falamos quando falamos de universidades. O Estado chileno e a ideia contemporânea da universidade. Avaliação [online]. 2018, vol.23, n.3, pp.834-847. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/S1414-40772018000300015.

Discussão sobre a universidade contemporânea tende a analisar as instituições de ensino superior em termos normativos. Em contraste, este artigo sugere que dá ideia da universidade é socialmente construída. Com foco na lei chilena sobre a universidade e seus mecanismos de garantia de qualidade, argumenta-se que a universidade não entendida como uma instituição com três funções diferentes (pesquisa, ensino e extensão), mas como uma instituição cuja função principal é cumprir sua própria missão. Sugere-se que a noção de Readings de "universidade de excelência" pode ajudar a explicar essas transformações.

Keywords : Ideia da universidade; Massificação; Ensino superior..

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )