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Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077versión On-line ISSN 1982-5765

Resumen

VARGAS, Julio Labraña. O que falamos quando falamos de universidades. O Estado chileno e a ideia contemporânea da universidade. Avaliação [online]. 2018, vol.23, n.3, pp.834-847. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/S1414-40772018000300015.

Discussão sobre a universidade contemporânea tende a analisar as instituições de ensino superior em termos normativos. Em contraste, este artigo sugere que dá ideia da universidade é socialmente construída. Com foco na lei chilena sobre a universidade e seus mecanismos de garantia de qualidade, argumenta-se que a universidade não entendida como uma instituição com três funções diferentes (pesquisa, ensino e extensão), mas como uma instituição cuja função principal é cumprir sua própria missão. Sugere-se que a noção de Readings de "universidade de excelência" pode ajudar a explicar essas transformações.

Palabras clave : Ideia da universidade; Massificação; Ensino superior..

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