SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Capital and Power in the service of Globalization: oligopolies of private higher Education in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077On-line version ISSN 1982-5765

Abstract

NUNES, Enedina Betânia Leite de Lucena Pires; PEREIRA, Isabel Cristina Auler  and  BRASILEIRO, Tânia Suely Azevedo. A interação como indicador de qualidade na avaliação da educação a distância: um estudo de caso com docentes, tutores e discentes. Avaliação [online]. 2018, vol.23, n.3, pp.869-887. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/S1414-40772018000300017.

As tecnologias da informação e comunicação (TIC) adentraram no contexto educacional e estão demandando novas ações das instituições de ensino, especialmente no que se refere a modalidade de oferta de cursos na formação de professores. Valoriza-se cada vez mais a interação e a troca de informação entre professor e aluno com a mediação das TIC. Nesse contexto, a educação a distância (EaD) situa-se como uma importante modalidade. Esta pesquisa tem como objetivo avaliar como se configura a interação entre docentes, tutores e estudantes de um curso de licenciatura em EaD, conforme os indicadores de avaliação integrantes dos Referencias de Qualidade e do Instrumento de Avaliação de Cursos, do Ministério da Educação. A abordagem qualitativa foi adotada a partir de um estudo de caso com 107 participantes do 6º módulo do curso de Biologia EaD, sendo 11 docentes, 17 tutores e 79 estudantes, utilizando-se da análise documental. Constata-se que a interação repercute diretamente nas práticas do curso estudado como indicador de qualidade de avaliação apresentando características reativas. Por outro lado, o Instrumento de Avaliação não apresenta indicadores com critérios de análise que explicitem quando a interação promovida como garantia de padrão de qualidade na formação de professores atenda às propostas do curso.

Keywords : Interação; Educação a distância; Formação de professores..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )