SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1A expansão da Universidade Federal do Amazonas: implicações a partir do financiamento em tempos de crise índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077versión On-line ISSN 1982-5765

Resumen

MARTINS, Letícia Martins de  y  RIBEIRO, José Luis Duarte. Proposta de um modelo de avaliação do nível de engajamento do estudante da modalidade a distância. Avaliação [online]. 2019, vol.24, n.1, pp.8-25.  Epub 02-Ene-2019. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772019000100002.

Este artigo tem como objetivo propor um modelo que permita avaliar o nível de engajamento do estudante da modalidade à distância. Inicialmente foi realizada uma revisão de literatura buscando levantar os fatores de engajamento. Após, foram conduzidos quatro grupos focados a fim de identificar fatores que geram engajamento na modalidade à distância. A seguir, foi feita uma survey para avaliar a importância dos fatores permitindo que os mesmos fossem validados por meio da realização de uma Análise Fatorial Confirmatória. Apoiado na lista de fatores e suas importâncias, foi desenvolvida uma proposta de modelo de avaliação do engajamento do estudante composto de algoritmo de cálculo.

Palabras clave : Modelo de avaliação; Engajamento do estudante; Ensino a distância.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )