SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Dever profissional entre pesquisadores de engenharias e áreas tecnológicas no Brasil e na FinlândiaÍndice geral de cursos e qualidade na educação superior: o caso das IES do Estado da Bahia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077versión On-line ISSN 1982-5765

Resumen

CEZARINO, Luciana Oranges  y  CORREA, Hamilton Luiz. Mensuração da interdisciplinaridade nos cursos de graduação em Administração. Avaliação [online]. 2019, vol.24, n.1, pp.174-188.  Epub 02-Ene-2019. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772019000100010.

O artigo propõe um modelo de mensuração da interdisciplinaridade nos cursos de graduação em Administração. A survey eletrônica foi realizada nos cursos avaliados pelo Enade 2009 e os dados tratados pela Análise Fatorial e de Conglomerados. A média de interdisciplinaridade dos cursos em relação aos fatores dimensionados no modelo foi de 2,63 em uma escala de 0 a 10, considerado baixo, ou seja, tudo indica os projetos de interdisciplinaridade são escassos nos cursos de Administração no Brasil. A análise fatorial revelou alto índice de correlação entre os dados e de 17 variáveis reuniu duas dimensões de mensuração: “organização” e “didática”. Com a análise de conglomerados foi constatado que o grupo que apresenta cursos com maior presença da variável articulação é que obteve melhores índices de interdisciplinaridade.

Palabras clave : Interdisciplinaridade; Administração; Graduação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )