SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Produção de conhecimento sobre avaliação educacional publicada no Brasil durante a década de 1980Normose Acadêmica: como superar a ‘doença da normalidade’ na Universidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077versão On-line ISSN 1982-5765

Resumo

FERRAO, Maria Eugénia  e  ALMEIDA, Leandro S.. Acesso e desempenho dos estudantes no Ensino Superior em Portugal: Questões de género, origem sócio-cultural, percurso académico, expectativas, escolha do curso e idade dos estudantes. Avaliação [online]. 2019, vol.24, n.2, pp.434-450. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772019000200006.

O artigo tem o propósito de caracterizar e contribuir para o debate sobre a democratização do Ensino Superior português, quer no que se refere ao acesso como ao desempenho dos estudantes matriculados numa universidade pública. Analisam-se características sociodemográficas e percurso escolar dos 2697 alunos inscritos pela 1ªvez no 1ºano no ano letivo 2015/16 e a sua associação à escolha do curso, às expectativas sobre o ensino superior, condições de ingresso, bem como a associação com o desempenho ao longo do 1º ano. Os principais resultados indicam que o sexo, a origem socio-cultural das famílias e o percurso escolar estão associados à escolha do curso, à nota de candidatura e à opção de entrada. A análise de variância multivariada da classificação no final do 1º ano sugere que, ao nível de significância de 5%, o termo fixo de área científico-disciplinar e os termos de interacção entre opção do curso e área científica-disciplinar são estatisticamente diferentes de zero. Não foi encontrada associação estatisticamente significativa de origem socio-cultural com persistência no ensino superior. A origem dos estudantes parece não influenciar a decisão de abandonar, suspender ou transferir-se de curso, pelo menos durante o 1º ano. Os resultados associados ao percurso escolar sugerem a resiliência e/ou a acção institucional na promoção da equidade no ensino superior.

Palavras-chave : Acesso ao ensino superior; Persistência; Sucesso académico; Género; Origem socio-cultural..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )