SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Student’s access and performance in the Portuguese Higher Education: Issues of gender, age, socio-cultural background, expectations, and program choicePrograms of external evaluation in Brazilian higher education, repercussions until the SINAES and consequences in the context UFRGS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077On-line version ISSN 1982-5765

Abstract

SOUZA, Renato Santos de. Normose Acadêmica: como superar a ‘doença da normalidade’ na Universidade. Avaliação [online]. 2019, vol.24, n.2, pp.451-474. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772019000200007.

No presente artigo me proponho a discutir o que entendo ser uma doença da academia atual, que denominei de Normose Acadêmica. Nele defino-a como o adoecimento do sistema de produção de conhecimento e formação acadêmica que conduz à burocratização da produção e inibe a atividade intelectual criativa, levando a uma improdutiva normalização da produção científica. No artigo tento desvendar a extensão, implicações e causas da Normose, discuto as razões de sua persistência e levanto propostas para a mitigação de seus danos e possível cura. Concluo afirmando a necessidade de fomentar a discussão para que se encontrem caminhos que nos ofereçam uma vida acadêmica mais realizadora e com melhor uso dos recursos e espaços públicos.

Keywords : Normose acadêmica; Avaliação acadêmica; Produtivismo acadêmico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )