SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Acesso e desempenho dos estudantes no Ensino Superior em Portugal: Questões de género, origem sócio-cultural, percurso académico, expectativas, escolha do curso e idade dos estudantesProgramas de avaliação externa na educação superior brasileira, repercussões até o SINAES e consequências no contexto UFRGS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077versão On-line ISSN 1982-5765

Resumo

SOUZA, Renato Santos de. Normose Acadêmica: como superar a ‘doença da normalidade’ na Universidade. Avaliação [online]. 2019, vol.24, n.2, pp.451-474. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772019000200007.

No presente artigo me proponho a discutir o que entendo ser uma doença da academia atual, que denominei de Normose Acadêmica. Nele defino-a como o adoecimento do sistema de produção de conhecimento e formação acadêmica que conduz à burocratização da produção e inibe a atividade intelectual criativa, levando a uma improdutiva normalização da produção científica. No artigo tento desvendar a extensão, implicações e causas da Normose, discuto as razões de sua persistência e levanto propostas para a mitigação de seus danos e possível cura. Concluo afirmando a necessidade de fomentar a discussão para que se encontrem caminhos que nos ofereçam uma vida acadêmica mais realizadora e com melhor uso dos recursos e espaços públicos.

Palavras-chave : Normose acadêmica; Avaliação acadêmica; Produtivismo acadêmico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )