SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Academic Normopathy: how to overcome the 'disease of normality' at the universityThe role of CAPES evaluation in the internationalization process of Postgraduate Education in Brazil (2010-2016) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077On-line version ISSN 1982-5765

Abstract

MAGALHAES, Nara Maria Emanuelli  and  RODRIGUES, Cláudia Medianeira Cruz. Programas de avaliação externa na educação superior brasileira, repercussões até o SINAES e consequências no contexto UFRGS. Avaliação [online]. 2019, vol.24, n.2, pp.475-492. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772019000200008.

Neste artigo, aborda-se o contexto da avaliação nacional, iniciando pela grande expansão de instituições de ensino superior brasileiro, o que demandou uma ampliação e aperfeiçoamento dos processos de avaliação. A seguir, resgata-se os diversos e sucessivos programas de avaliação propostos pelas agências reguladoras da educação superior, e o intenso processo de debate que geraram, com diferentes atores sociais envolvidos, até culminar na proposição da Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Como resultado do processo, aborda-se o caso da UFRGS, para demonstrar as adaptações necessárias em uma Universidade, na qual a avaliação passou por diversas fases, da resistência inicial, até a adesão e a consolidação. Analisa-se as consequências geradas pelas exigências da avaliação externa e o contexto da avaliação interna à UFRGS, verificando as repercussões e características próprias que assumiu a avaliação institucional nesta Universidade.

Keywords : Avaliação externa; SINAES; Programas de avaliação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )