SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Internacionalização do ensino superior e os impactos da imigração na saúde mental de estudantes internacionais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077versión On-line ISSN 1982-5765

Resumen

DINIZ, Rosa Virgínia  y  GOERGEN, Pedro L.. Educação Superior no Brasil: panorama da contemporaneidade. Avaliação [online]. 2019, vol.24, n.3, pp.573-593. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772019000300002.

O objetivo do presente artigo é apresentar uma síntese da realidade do ensino superior brasileiro na atualidade a partir de seus aspectos legais, históricos e contextuais com o fito de instrumentalizar pesquisas cujo foco seja este nível educacional. A pesquisa bibliográfica realizou-se a partir de consulta à legislação atinente ao setor, bem como, aos autores que debatem a temática de forma a condensar dados que possibilitaram delinear o quadro da contemporaneidade. Restou observada a formulação de uma estrutura notadamente privatizada, historicamente consolidada, e fortalecida pelas novas demandas e estratégias governamentais para oportunizar tal etapa do ensino, convergentes com um modelo econômico neoliberal.

Palabras clave : Ensino superior; Modelo educacional; Expansão neoliberal..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )