SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Uso dos resultados da autoavaliação institucional pelos gestores da Universidade de BrasíliaEfetividade da assistência estudantil para garantir a permanência discente no ensino superior público brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077versão On-line ISSN 1982-5765

Resumo

HEINZ, Gabriela; ALVES, Edenilce Bittencourt; RORATTO, Rodrigo  e  DIAS, Evandro Dotto. Riscos orçamentários na administração universitária: um estudo de caso no setor público. Avaliação [online]. 2019, vol.24, n.3, pp.699-721. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772019000300008.

A administração pública brasileira vive um cenário de crises e incertezas. Diante disso, torna-se fundamental conhecer os possíveis riscos que uma universidade pública corre, suas consequências para o alcance dos seus objetivos institucionais e para o cumprimento de sua função social, além de focar em uma melhor aplicação dos recursos e assim alcançar uma maior eficiência. Para isso, este trabalho teve como objetivo desenvolver um modelo para identificação dos riscos orçamentário-financeiros em uma instituição pública educacional de nível superior, com base em relatórios e certificados de auditoria emitidos por órgãos de controle interno e pela própria unidade de auditoria interna. A metodologia do estudo configura-o como uma pesquisa aplicada, descritiva, qualitativa e esboçada em um estudo de caso que teve como propósito identificar quais os riscos que uma instituição específica está suscetível e as possíveis consequências para a continuidade da organização. Ao final, a partir do modelo desenvolvido para análise, concluiu-se os principais riscos são os oriundos da deficiência de capacitação dos servidores e são estes: multas e sanções por órgãos superiores, atrasos operacionais, tomada de decisões equivocdas devido a qualidade da informação gerada, desperdício de dinheiro público, prejuízos econômicos e financeiros dentre outros.

Palavras-chave : Gestão de riscos; Auditoria; Controle interno.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )