SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Efetividade da assistência estudantil para garantir a permanência discente no ensino superior público brasileiroPor uma gestão mais democrática na educação: contribuições de uma formação a distância para atuação profissional de seus egressos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077versión On-line ISSN 1982-5765

Resumen

BALZAN, Newton Cesar  y  WANDERCIL, Marco. Formando médicos: a qualidade em questão. Avaliação [online]. 2019, vol.24, n.3, pp.744-765. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772019000300010.

Professores e estudantes fazem severas críticas aos cursos de Medicina. Elas envolvem de simples atividades laboratoriais aos cuidados dos pacientes. O trabalho tem como objetivo discutir a qualidade vigente na formação médica e apresentar alternativas metodológicas à educação na área correspondente. Tomou-se como referência rankings nacionais e internacionais, exames de avaliação de desempenho e de competências médicas estadual, nacional e internacional. Na análise dos dados estatísticos utilizou-se de informações consideradas como as mais relevantes da bibliografia disponível. A expansão dos cursos de Medicina, o consequente aumento da oferta de vagas, as interfaces de políticas públicas e as Instituições de Ensino Superior mereceram destaque, assim como a oferta de novas metodologias de ensino disponíveis, como o Problem Based Learning (PBL). A formação do futuro médico, vista no atual contexto sociocultural do país, aponta para necessidade de mudanças no processo da graduação em Medicina.

Palabras clave : Formação médica; Qualidade da educação médica; Rankings Acadêmicos; Problem Based Learning (PBL).

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )