SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Formando médicos: a qualidade em questãoSaúde mental dos estudantes de medicina brasileiros: uma revisão sistemática da literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077versión On-line ISSN 1982-5765

Resumen

RAMOS, Daniela Karine  y  RIBEIRO, Fabiana Lopes. Por uma gestão mais democrática na educação: contribuições de uma formação a distância para atuação profissional de seus egressos. Avaliação [online]. 2019, vol.24, n.3, pp.766-784. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772019000300011.

Este estudo tem como objetivo avaliar as contribuições de um curso de extensão a distância na atuação profissional dos seus egressos no que diz respeito às ações de implantação e/ou fortalecimento dos Conselhos Escolares. Para tanto, realizou-se um levantamento de campo com abordagem quantitativa e qualitativa, por meio da aplicação de um questionário, o que resultou na análise das respostas de 1143 participantes. Os resultados evidenciaram que 64% dos cursistas colocaram em prática ações planejadas durante o curso e aqueles que realizaram as ações perceberam melhor aproveitamento do curso e maior aprendizagem. A partir disso, reforça-se a importância de políticas e ações de formação continuada que prezem pela relação entre teoria e prática para melhoria da qualidade da educação.

Palabras clave : Conselho escolar; Gestão democrática da escola; Educação à distância.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )