SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1A incidência dos ativos intangíveis nas instituições de ensino superior: uma análise em documentações oficiaisGestão da internacionalização das instituições de ensino superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077versión On-line ISSN 1982-5765

Resumen

FRITSCH, Rosangela; JACOBUS, Artur Eugênio  y  VITELLI, Ricardo Ferreira. Diversificação, mercantilização e desempenho da educação superior brasileira. Avaliação [online]. 2020, vol.25, n.1, pp.89-112.  Epub 03-Mar-2020. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772020000100006.

O presente artigo tem como objetivo analisar o desempenho da Educação Superior Brasileira considerando as especificidades das diferentes categorias administrativas e os fluxos de estudantes de cursos de graduação em um contexto de expansão, diversificação e mercantilização. Configura-se como pesquisa bibliográfica e estudo descritivo de coorte de ingressantes na educação superior em 2010, com dados produzidos pelo INEP. Os resultados apontam para a fragmentação, flexibilização e heterogeneidade do ensino superior brasileiro, bem como para a expansão das IESs e a ampliação das condições de acesso, porém com desempenho limitado, se considerados os indicadores de trajetória dos ingressantes. O sistema de ensino superior brasileiro está sendo configurado em grande parte como um mercado, cada vez mais em mãos de instituições privadas nacionais e internacionais com fins lucrativos, cujo objetivo, em grande parte, se limita a oferecer serviços educacionais que não necessariamente conduzem à conclusão dos estudos em nível de graduação.

Palabras clave : Educação superior; Graduação; Diversificação; Desempenho.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )