SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue1The dynamics of the graduate education in Santa Catarina: evolution and perspectives (1969-2018)Availability and Accessibility of the Institutional Evaluation System of the Institutional of the State Center of Technological Education Paula Souza under managers’ view author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077On-line version ISSN 1982-5765

Abstract

LIMA, Wandilson Alisson Silva  and  MENDES, Vera Lúcia Peixoto Santos. Estudos sobre a avaliação do Programa Nacional de Assistência Estudantil à luz das múltiplas abordagens teórico-metodológicas. Avaliação [online]. 2020, vol.25, n.1, pp.199-218.  Epub Mar 03, 2020. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-407720200001000011.

O artigo tem como objetivo central descrever as perspectivas dos estudos sobre a avaliação do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) à luz das múltiplas abordagens teórico-metodológicas. Realizou-se um levantamento bibliográfico nas bases de dados, que totalizaram 73 trabalhos lidos na íntegra, dos quais 28 foram considerados para discussão. Na análise documental, foram explorados os relatórios de Gestão do MEC dos últimos 10 anos. Os achados demonstram que as formas avaliativas do Programa são voltadas geralmente para a realidade local de alguma Instituição específica. Os estudos analisados justificam que inexistem pesquisas de avaliação o sob o enfoque de múltiplas abordagens teórico-metodológicas que contribuam para avaliar nacionalmente o PNAES. É possível afirmar a necessidade de desenvolver, validar, aplicar e difundir pesquisas pluralistas de avaliação com vistas à verificação da implementação do Programa.

Keywords : Avaliação de políticas públicas; Múltiplas abordagens; PNAES.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )