SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Avaliação da educação superior no Brasil, aspectos históricos e legaisAvaliação da formação superior pelo discente: proposta de um instrumento índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077versión On-line ISSN 1982-5765

Resumen

BROCH, Caroline; BRESCHILIARE, Fabiane Castilho Teixeira  y  BARBOSA-RINALDI, Ieda Parra. A expansão da educação superior no Brasil: notas sobre os desafios do trabalho docente. Avaliação (Campinas) [online]. 2020, vol.25, n.2, pp.257-274.  Epub 09-Ago-2020. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-4077/s1414-40772020000200002.

Esta pesquisa documental objetivou apresentar o cenário da expansão da educação superior no Brasil e seus desafios para o trabalho docente. Para tanto, utilizamos como fonte de dados o sítio virtual do INEP e do MEC, e as Sinopses Estatísticas do Censo de Ensino Superior. Os resultados indicaram que, no lastro da expansão das instituições, matrículas, cursos e funções docentes nas últimas décadas, o crescimento se deu, majoritariamente, pelo setor privado. Juntamente com a expansão desordenada da educação superior, prejuízos para o trabalho docente foram agregados em virtude das novas funções a ele atribuídas. Isso traz à tona desafios à educação superior que precisam ser problematizados e pressupõem implicações para todo o sistema educacional brasileiro.

Palabras clave : Educação superior; Trabalho docente; Instituições de ensino superior.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )