SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Estrutura de dependência espacial da eficiência em universidades federais brasileirasA autoavaliação na Pós-Graduação (PG) como componente do processo avaliativo CAPES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077versão On-line ISSN 1982-5765

Resumo

PILLATT, Fábio Roberto  e  ARAUJO, Maria Cristina Pansera de. Uma análise dos primeiros quinze anos de SINAES: dizeres e compreensões docentes. Avaliação (Campinas) [online]. 2020, vol.25, n.2, pp.317-338.  Epub 09-Ago-2020. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-4077/s1414-40772020000200005.

Este trabalho se concentra na análise de concepções de professores da Educação Superior acerca dos 15 primeiros anos de atuação do SINAES, quanto à confiabilidade do modelo e sua capacidade de atestar a qualidade educativa. A pesquisa possui finalidade exploratória, de natureza quantitativa e qualitativa, a partir das respostas de 280 professores de educação superior, gestores e pesquisadores educacionais, distribuídos em todas as regiões do Brasil. A ferramenta ATLAS.ti propiciou a análise quantitativa e qualitativa do perfil dos participantes e de suas interpretações. Foi possível perceber divergências significativas entre a proposta original do SINAES e sua atual instrumentalização, um maior direcionamento para o contexto regulatório e evidências de pressões corruptoras, que podem fragilizar a fidedignidade da percepção de qualidade aferida pelo modelo.

Palavras-chave : Avaliação; Regulação; Emancipação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )