SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2A autoavaliação na Pós-Graduação (PG) como componente do processo avaliativo CAPESFormação de mestres e doutores no Brasil: uma análise do currículo das pós-graduações em Ciências Biológicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077versão On-line ISSN 1982-5765

Resumo

ZABOLOTNY, Simone Rodrigues; FRARE, Anderson Betti; GOMES, Débora Gomes de  e  FERNANDEZ, Rodrigo Nobre. Produção científica qualificada: estudo de características acadêmicas de docentes dos Programas Stricto Sensu em Ciências Contábeis da região sul. Avaliação (Campinas) [online]. 2020, vol.25, n.2, pp.354-374.  Epub 09-Ago-2020. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-4077/s1414-40772020000200007.

Este estudo busca analisar se as características acadêmicas de docentes dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu de Ciências Contábeis da região Sul influenciam na produção científica qualificada de artigos em periódicos. O estudo descritivo e quantitativo foi realizado através da coleta das informações nos Currículos Lattes, de cento e oito docentes, vinculados a oito Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências Contábeis da região Sul. Após a coleta das informações dos docentes (número de orientações, gênero, idade, formação) foi realizada a análise quantitativa, através da técnica de regressão com dados em painel. Nos resultados, verifica-se que não há como afirmar que a idade e o gênero influenciem na produção científica. Quanto as orientações, observa-se que a pontuação dos docentes acresce a cada orientação de mestrado, iniciação científica, graduação, especialização, em percentual de 7%, 5%, 3%, 2%, respectivamente.

Palavras-chave : Produção científica; Docentes; Programa de Pós-Graduação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )