SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Produção científica qualificada: estudo de características acadêmicas de docentes dos Programas Stricto Sensu em Ciências Contábeis da região sulProposta de um sistema de avaliação da integração ensino e extensão: um guia para universidades públicas brasileiras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077versão On-line ISSN 1982-5765

Resumo

MEDEIROS, Larissa Campos  e  LETA, Jacqueline. Formação de mestres e doutores no Brasil: uma análise do currículo das pós-graduações em Ciências Biológicas. Avaliação (Campinas) [online]. 2020, vol.25, n.2, pp.375-394.  Epub 09-Ago-2020. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-4077/s1414-40772020000200008.

O presente estudo aborda a questão da formação de mestres e doutores nas Pós-Graduações (PGs) brasileiras. Investiga-se o caso específico das PGs em Ciências Biológicas, apresentando informações sobre a oferta de disciplinas e sobre como se configuram os currículos destes programas. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório com abordagem metodológica quali-quantitativa, com dados extraídos de duas fontes principais: a Plataforma de Dados Abertos da CAPES e a Plataforma Sucupira. Os resultados apontaram que as PGs analisadas oferecem disciplinas que direcionam para uma formação do tipo especialista, voltada principalmente para a pesquisa acadêmica e priorizando algum recorte do conhecimento dentro da Biologia, com pouca ou nenhuma oferta de disciplinas que apoiem uma formação mais abrangente.

Palavras-chave : Pós-graduação; Formação de mestres e doutores; Currículo; Ciências Biológicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )