SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue2Evaluation of the effectiveness of the National Program of Student Assistance for the permanence of quota students at the Federal University of ParaíbaEvaluation of graduates of engineering: A study from the insertion and challenges in the market of the first classes of the UFSJ (2013-2017) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077On-line version ISSN 1982-5765

Abstract

GAMA, Maria Eliza Rosa  and  SANTOS, João Timóteo de los. Gestão na educação superior e as avaliações de suas práticas. Avaliação (Campinas) [online]. 2020, vol.25, n.2, pp.458-476.  Epub Aug 09, 2020. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-4077/s1414-40772020000200012.

Este artigo é fruto de uma pesquisa que teve como temática o estudo aprofundado com relação às práticas de avaliação das atividades de gestão na educação superior. Tendo como base de consulta a pesquisa bibliográfica, foram analisados estudos relacionados aos conceitos de gestão que se encaixam com as atividades educacionais do ensino superior no Brasil, bem como as diferentes possibilidades de avaliar essas atividades. O artigo expõe as características específicas de cada tipo de processo avaliativo que pode ser utilizado para avaliar a gestão educacional, com foco na avaliação participativa, que é a forma de avaliação interna apontada por autores como Denise Leite e Wagner Andriola como parte fundamental de um processo de gestão educacional participativa. O tema final abordado neste artigo faz referência aos obstáculos existentes nas instituições de ensino superior brasileiras que dificultam as práticas de autoavaliação, especificamente nos cursos de graduação.

Keywords : Gestão educacional; Processo autoavaliativo; Avaliação participativa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )