SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3Analysis of management of graduate programs through the Importance-Performance Analysis (IPA) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077On-line version ISSN 1982-5765

Abstract

GOMES, Diego Eller; ENSSLIN, Sandra Rolim; CARDOSO, Thuine Lopes  and  ANDRADE, Dalton Francisco de. Avaliação de desempenho de cursos de graduação ofertados na modalidade de Educação a Distância. Avaliação (Campinas) [online]. 2020, vol.25, n.3, pp.503-524.  Epub Oct 30, 2020. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772020000300001.

Este estudo tem como objetivo analisar as oportunidades de pesquisa referentes à avaliação de desempenho de cursos de graduação ofertados na modalidade de educação a distância, por meio das publicações que compõem o portfólio bibliográfico de artigos mais citados pela comunidade científica. O instrumento selecionado para o alcance desse objetivo foi o Knowledge Development Process-Constructivist (ProKnow-C), por apresentar um processo estruturado e completo para a seleção e análise da literatura. Foram identificadas na literatura, no período de 2000 a 2017, 21 publicações que representam o fragmento da literatura de interesse, o que possibilitou a realização de uma análise sistêmica. Além de constatar que essa área do conhecimento se configura como um campo a ser explorado, foi possível registrar proposições para futuras investigações. Pesquisadores e gestores devem participar das etapas de desenvolvimento dos modelos de avaliação de desempenho, como na definição dos objetivos a serem mensurados, na hierarquização dos indicadores de avaliação e na aplicação de ações de aperfeiçoamento do contexto sob análise.

Keywords : Avaliação de desempenho; Ensino superior; Educação a Distância.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )