SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Análise da gestão dos Programas de Pós-Graduação baseada no resultado da avaliação CAPES por meio da matriz importância-desempenho índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077versión On-line ISSN 1982-5765

Resumen

GOMES, Diego Eller; ENSSLIN, Sandra Rolim; CARDOSO, Thuine Lopes  y  ANDRADE, Dalton Francisco de. Avaliação de desempenho de cursos de graduação ofertados na modalidade de Educação a Distância. Avaliação (Campinas) [online]. 2020, vol.25, n.3, pp.503-524.  Epub 30-Oct-2020. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772020000300001.

Este estudo tem como objetivo analisar as oportunidades de pesquisa referentes à avaliação de desempenho de cursos de graduação ofertados na modalidade de educação a distância, por meio das publicações que compõem o portfólio bibliográfico de artigos mais citados pela comunidade científica. O instrumento selecionado para o alcance desse objetivo foi o Knowledge Development Process-Constructivist (ProKnow-C), por apresentar um processo estruturado e completo para a seleção e análise da literatura. Foram identificadas na literatura, no período de 2000 a 2017, 21 publicações que representam o fragmento da literatura de interesse, o que possibilitou a realização de uma análise sistêmica. Além de constatar que essa área do conhecimento se configura como um campo a ser explorado, foi possível registrar proposições para futuras investigações. Pesquisadores e gestores devem participar das etapas de desenvolvimento dos modelos de avaliação de desempenho, como na definição dos objetivos a serem mensurados, na hierarquização dos indicadores de avaliação e na aplicação de ações de aperfeiçoamento do contexto sob análise.

Palabras clave : Avaliação de desempenho; Ensino superior; Educação a Distância.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )