SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Research Evaluation: Mapping the Field StructureAvaliação de Políticas Públicas para a Educação Superior: o caso do Programa Universidade para Todos (PROUNI) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077versión On-line ISSN 1982-5765

Resumen

SANTANA, Luciana Alaíde Alves; MEIRELES, Everson  y  SA, Virgínio. Sucesso educativo de egressos da graduação: uma possibilidade de medida e explicação. Avaliação (Campinas) [online]. 2020, vol.25, n.3, pp.575-593.  Epub 30-Oct-2020. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772020000300004.

Este estudo teve como foco caracterizar o sucesso educativo (SE) de egressos de cursos de graduação a partir de índices normativos (coeficiente geral de rendimento acadêmico [CRA], reprovações/aprovações na trajetória do estudante e o tempo de conclusão do curso). Buscou-se avaliar a relação entre os índices de sucesso educativo normativo e a dimensões estrutural de explicação deste fenômeno, visando uma explanação explicativa para o mesmo. A estratégia metodológica utilizada foi estudos do tipo survey realizado junto aos egressos de cursos de graduação de uma universidade pública federal localizada no interior do Estado da Bahia. A aplicação de questionário ocorreu junto aos egressos do semestre 2014.2, por meio eletrônico, resultando numa amostra não probabilística acidental contendo 174 casos válidos. Os dados quantitativos foram analisados a partir do software IBM SPSS 23 por meio de estatísticas descritivas e inferenciais. Registrou-se um elevado percentual de registro de reprovações na trajetória acadêmica nos primeiros dois anos dos cursos. No grupo estudado, as possibilidades de ter sucesso educativo (i.e. maiores CRA e ausência de reprovações) relacionam-se com as seguintes variáveis estruturais: maiores notas gerais no ENEM, menor idade do egresso e não ter trabalhado durante a graduação.

Palabras clave : Sucesso educativo; Sucesso acadêmico; Ensino superior.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )