SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3Evaluation of higher education in Brazil: Analysis of the Course Index (IGC) in a quali/quantitative perspectiveInclusion and permanence of university students with diagnosis of autistic spectrum disorders: discussions as a languages barriers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077On-line version ISSN 1982-5765

Abstract

KAMBOUROVA, Miglena. O que falta entender sobre o conceito de autoavaliação (da aprendizagem) no ensino superior? Um olhar diferente de sua história. Avaliação (Campinas) [online]. 2020, vol.25, n.3, pp.640-658.  Epub Oct 30, 2020. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772020000300007.

Embora o conceito de autoavaliação da aprendizagem tenha sido desenvolvido e investigado por diversos autores nas últimas décadas, parece que ainda gera desconfiança e dúvidas entre os professores, o que se traduz em sua pequeño índice de aplicação no processo de ensino-aprendizagem do ensino superior. Por isso, este artigo se propõe a fazer uma abordagem de sua história a partir da hermenêutica - o que implica analisar a evolução da palavra, sua conversão ao termo e, posteriormente, ao conceito - e da didática para revelar significados cuja compreensão de seu conceito ficou pendente (o psicológico-sociológico, o filosófico-ontológico e o pedagógico-didático), a fim de gerar reflexões sobre o assunto, propor outra visão contra a autoavaliação e abrir um espaço para futuras discussões.

Keywords : Autoavaliação da aprendizagem; Educação superior; História do conceito de autoavaliação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )