SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Avaliação da educação superior no Brasil: análise do Índice Geral dos Cursos (IGC) numa perspectiva quali/quantitativaInclusão e permanência de universitários com diagnóstico de transtorno do espectro autista: discussões acerca de barreiras linguísticas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077versión On-line ISSN 1982-5765

Resumen

KAMBOUROVA, Miglena. O que falta entender sobre o conceito de autoavaliação (da aprendizagem) no ensino superior? Um olhar diferente de sua história. Avaliação (Campinas) [online]. 2020, vol.25, n.3, pp.640-658.  Epub 30-Oct-2020. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772020000300007.

Embora o conceito de autoavaliação da aprendizagem tenha sido desenvolvido e investigado por diversos autores nas últimas décadas, parece que ainda gera desconfiança e dúvidas entre os professores, o que se traduz em sua pequeño índice de aplicação no processo de ensino-aprendizagem do ensino superior. Por isso, este artigo se propõe a fazer uma abordagem de sua história a partir da hermenêutica - o que implica analisar a evolução da palavra, sua conversão ao termo e, posteriormente, ao conceito - e da didática para revelar significados cuja compreensão de seu conceito ficou pendente (o psicológico-sociológico, o filosófico-ontológico e o pedagógico-didático), a fim de gerar reflexões sobre o assunto, propor outra visão contra a autoavaliação e abrir um espaço para futuras discussões.

Palabras clave : Autoavaliação da aprendizagem; Educação superior; História do conceito de autoavaliação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )