SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Transtornos mentais comuns em docentes do ensino superior: evidências de aspectos sociodemográficos e do trabalho índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077versión On-line ISSN 1982-5765

Resumen

PINTO, Rafael Ângelo Bunhi; MARQUES, Waldemar  y  SILVA, Leo Victorino da. O Programa Nacional de Formação de Professores - PARFOR em uma Universidade Comunitária: impactos e resultados. Avaliação (Campinas) [online]. 2020, vol.25, n.3, pp.769-790.  Epub 30-Oct-2020. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772020000300013.

A partir da década de 1990, há no Brasil uma preocupação maior em torno de políticas públicas, em razão das várias transformações advindas da globalização e do neoliberalismo, bem como da reforma do Estado, que impactaram diretamente a educação. O presente trabalho analisa e avalia a implementação, o desenvolvimento e os resultados da política pública de formação de professores - Parfor em uma Universidade Comunitária, localizada no município de Sorocaba/SP. O Parfor é resultado de ações do Ministério da Educação em colaboração com secretarias estaduais e municipais de educação e Instituições de Ensino Superior com o objetivo de ministrar cursos superiores de licenciatura gratuitos e de qualidade a professores em exercício nas escolas públicas sem formação adequada à Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Especificamente na Universidade de Sorocaba, a experiência inovadora da implementação do Parfor permite constatar a relação da Instituição com as comunidades local e regional, o compromisso com a educação e os resultados de suas práticas e de seus serviços voltados para essas comunidades, principalmente no que se refere à formação de docentes e outros profissionais da educação básica. Aponta também este artigo os limites e dificuldades de uma ação deste tipo destinada à formação docente.

Palabras clave : Políticas educacionais; Formação docente; PARFOR.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )