SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Avaliação e participação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) antes e depois do SINAES: o papel dos Núcleos de Avaliação das Unidades (NAUs)Responsabilidade social universitária - histórico e complexidade implícitos na constituição do conceito índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077versión On-line ISSN 1982-5765

Resumen

BRITO, Renato de Oliveira; GUILHERME, Alexandre Anselmo; CORDOBA, Luiz César  y  CAMPOS, Alessandra Freire Magalhães de. Comissão Própria de Avaliação - CPA: sua atuação na construção do diálogo entre comunidade acadêmica e direção da IES. Avaliação (Campinas) [online]. 2021, vol.26, n.1, pp.68-88. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772021000100005.

O presente artigo, baseado em pesquisa exploratória de natureza quali-quanti realizada em centros universitários privados do DF, busca investigar a efetividade da Comissão Própria de Avaliação na construção do processo dialógico entre a comunidade acadêmica e a direção das IES. Propõe-se a aproximação entre o conceito do diálogo ao papel da autoavaliação institucional conduzida pela CPA. Os resultados apontam que, dentro da concepção emancipatória e sistêmica de avaliação proposta pelo SINAES, a atuação da CPA pode construir vinculação entre os instrumentos de informação e o planejamento estratégico das IES.

Palabras clave : Autoavaliação institucional; Comissão Própria de Avaliação (CPA); Diálogo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )