SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue1University social responsibility - history and complexity implicit in the constitution of the conceptTo stay or to give up: women in undergraduate programs in engineering and technology at UTFPR, Guarapuava, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077On-line version ISSN 1982-5765

Abstract

GARCIA, Léo Manoel Lopes da Silva; LARA, Daiany Francisca  and  ANTUNES, Franciano. Investigação e Análise da Evasão e Seus Fatores Motivacionais no Ensino Superior: um estudo de caso na Universidade do Estado de Mato Grosso. Avaliação (Campinas) [online]. 2021, vol.26, n.1, pp.112-136. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772021000100007.

O presente estudo realiza uma avaliação diagnóstica do fenômeno da evasão no ensino superior, utilizando como estudo de caso uma instituição de ensino superior pública. Para tanto, é realizado um levantamento dos dados da evasão por um período de 5 anos, e paralelamente uma investigação junto aos alunos evadidos sobre os motivos que os levaram a evadir-se do curso em que estavam matriculados. Para explicitar os possíveis padrões e tendências existentes, são confrontados os dados de abandono dos cursos com os fatores (causas) influentes da evasão. Os resultados demonstram que tanto o fenômeno da evasão, quanto os motivos causadores do problema, variam de acordo com a área do conhecimento dos cursos, inferindo que há perfis que reagem de forma diferente aos problemas do meio acadêmico. É identificado ainda, que há diferenças no impacto de abandonos causados por cada fator motivador da evasão.

Keywords : Evasão; Gestão da permanência; Políticas educacionais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )