SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue1To stay or to give up: women in undergraduate programs in engineering and technology at UTFPR, Guarapuava, BrazilHistory of institutional assessments and their change in value perception author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077On-line version ISSN 1982-5765

Abstract

DALBOSCO, Cláudio Almir; SALOMAO, Jelson Becker  and  DORO, Marcelo José. Ideia de educação pública e cultivo das capacidades humanas. Avaliação (Campinas) [online]. 2021, vol.26, n.1, pp.157-176. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772021000100009.

O ensaio faz a defesa da educação pública, concebendo-a como esteio forte da república democrática. Investiga, na primeira parte, a ruptura entre filosofia política e pedagogia, entre teoria da democracia e teoria da formação humana e o quanto tal ruptura dificulta a reflexão sobre o crescimento mundial do neoconservadorismo. Na segunda parte, considerando o diagnóstico de que o avanço da perspectiva neoconservadora provoca a destruição da educação pública e considerando o quanto isso obstaculiza a consolidação cultural e moral da democracia, procura reconstruir alguns traços gerais da educação republicana esboçada por Kant em suas aulas Über Pädagogik. Concluí que a ideia kantiana de educação pública focada no cultivo de todas as capacidades humanas é o aspecto nuclear da formação do futuro cidadão, devendo, por isso, ser também a tarefa da escola pública atual.

Keywords : Educação pública; Formação humana; Democracia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )