SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Ideia de educação pública e cultivo das capacidades humanasImpacto da Política de Reserva de Vagas nas taxas de Evasão na Unesp índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077versión On-line ISSN 1982-5765

Resumen

HEIDERSCHEIDT, Francisca Goedert  y  FORCELLINI, Fernando Antônio. Histórico das avaliações institucionais e sua mudança na percepção de valor. Avaliação (Campinas) [online]. 2021, vol.26, n.1, pp.177-196. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772021000100010.

A avaliação, sobretudo da qualidade da educação, é essencial para que a sociedade saiba o que está sendo produzido nas universidades. Portanto, a busca pela qualidade na educação tem sido objeto de estudo de diversas áreas de conhecimento, e, pode-se dizer que a área de avaliação institucional tem ganhado força nos últimos tempos, tendo em vista os desafios impostos que envolvem, acima de tudo, o diagnóstico de quão bem estão as instituições de ensino. Por meio da avaliação institucional é mapeada a realidade da instituição, que é o alicerce para proposições de ações de melhoria. Assim, esse artigo tem como objetivo identificar o que as instituições de ensino superior consideram valor no processo de avaliação. Essa pesquisa exploratória analisa o valor nos estudos sobre avaliação institucional e aponta a inovação como caminho determinante. A inovação nesse processo se torna crucial e a gestão da transição é uma lente que auxilia na identificação dos atores envolvidos, bem como na concretização da implementação dessa transição sociotécnica, com foco na mudança social e cultural.

Palabras clave : Educação superior; Avaliação institucional; Inovação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )